quarta-feira, 2 de março de 2011

Hélio Gracie


GRACIE, quando dizemos essa palavra logo nós vêm a cabeça grandes nomes como Ryan Gracie, Kyra Gracie, Renzo Gracie, e etc. Mas gostaria de destacar o Professor Hélio Gracie, e pra falar sobre esse magnífico lutador gostaria de contar a um pouco da história dele.
Hélio Gracie nasceu dia 1 de outubro de 1913,é descendente distante de escoceses, quando era pequeno sua família se mudou para o Rio de Janeiro.
Hélio era uma criança que tinha problemas de saúde era muito franzino e assim não podia treinar o Jiu-Jitsu tradicional que seus irmãos ensinavam especialmente Carlos Gracie.
Bom Observador Hélio assistia as aulas de seu irmão com muita atenção e dedicação dos 13 aos 16 anos de idade, aprendendo assim só de vista as técnicas e ensinamentos de Carlos, então para compensar seu biótipo Hélio muito inteligente aprimorou as técnicas de solo tradicional, para as famosas “ alavancas”, dando assim uma força que ele não possuía, esse Jiu-Jitsu aprimorado ficou conhecido como BRAZILIAN JIU-JITSU, assim Hélio vencia adversários muito mais pesados e fortes. Ele não só criou uma técnica ele REVOLUCIONOU o esporte, não só criou mas provou a eficiência da sua técnica.
E no dia 29 de Janeiro de 2009 aos 95 anos faleceu, mas deixou um legado de campeões que até hoje ensinam e praticam essa arte que é mundialmente conhecida.
Uma mensagem que Hélio deixou dizia:
“O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saúde. O problema consiste na criação de um Jiu-Jitsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, beneficiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu.”
Mas Hélio não foi odiado e sim respeitado por muitos, e isso é só um pouco sobre a história dele.
Meus sinceros agradecimentos ao GRANDE E LENDÁRIO  HÉLIO GRACIE que nos ensinou uma arte de grande valor.
Nesse Video Hélio luta com um Japonês 25 kilos mais pesado, Helio quebra o braço mas se nega a desistir continua lutando e a luta só termina quando Carlo Gracie seu irmão joga a toalha e termina o combate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário